Norden 901 | 2023

*Imagem meramente ilustrativa

Previous slide
Next slide

*Imagem meramente ilustrativa

Norden 901

A Norden 901 é uma motocicleta de turismo de aventura excepcional. Com um motor de dois cilindros paralelos de 889 cc potente e suave, alojado em um quadro leve de treliça de aço, ela é uma máquina completa para viagens de longa distância. Na estrada e conduzida em terrenos acidentados, a Norden 901 de 105 hp se sobressai em qualquer aventura. Com uma suspensão off-road premium de alta performance e pneus versáteis que garantem tração em qualquer condição, ela apresenta uma ergonomia que garante maior conforto em longas jornadas. Explore o mundo do seu jeito com a Norden 901.

01. Encontre seu caminho para o norte

*Imagem meramente ilustrativa

Criada para o propósito

“No norte precisamos nos adaptar rapidamente ao ambiente, e isso a Norden conseguiu fazer facilmente durante nossa travessia em vários terrenos.” Mike Horn

Mike Horn é explorador profissional e possui uma experiência exclusiva do mundo. Ele escalou a montanha mais alta do planeta sem oxigênio, explorou o Polo Norte a pé e velejou ao redor do mundo 27 vezes. Essas são apenas algumas das aventuras extremas pelas quais ele é conhecido internacionalmente.

Mike recebeu a incumbência, em conjunto com o vencedor do Dakar Rally por cinco vezes, Cyril Despres, de testar a Norden 901 na paisagem desafiadora da Islândia.

*Imagem meramente ilustrativa

Crie suas experiências

“[A Norden] é uma boa ferramenta para levar você e seus amigos para os melhores lugares com rapidez. Ela pode atravessar rios, passar sobre rochas e ir devagar com controle onde necessário. Há muita força extra para usar em linha reta também.” Cyril Despres

Com cinco vitórias no Dakar Rally na bagagem, Cyril Despres sabe como manipular uma motocicleta em qualquer ambiente e conhece o design e as soluções ergonômicas que mais contribuem para vencer os percursos intermináveis. Cyril descobriu que a motocicleta é capaz de proporcionar uma vasta gama de experiências em poucos dias de viagem.

Cyril foi o companheiro perfeito para Mike Horn na aventura na Islândia com a Norden 901, pois são muito amigos e já compartilharam outros desafios antes, também competindo juntos no Dakar sob quatro rodas.

*Imagem meramente ilustrativa

Fora dos negócios cotidianos

“Escolha uma moto de aventura que seja adequada para a sua individualidade. Para mim, na minha atual situação, a Norden 901 é a motocicleta perfeita.” Lyndon Poskitt

Por profissão, Lyndon Poskitt é um engenheiro aeroespacial altamente qualificado, mas ele é mais conhecido por suas aventuras intercontinentais sob duas rodas. Para Lyndon, ir para o trabalho pilotando uma motocicleta era uma fuga dos negócios cotidianos. Mas depois, em um necessário ano sabático sob duas rodas, Lyndon percebeu imediatamente que era aquilo que ele queria fazer, como ele mesmo diz, “trocou o estresse pela liberdade”. Agora, tendo viajado quase o mundo todo em uma máquina monocilindro, Lyndon monta em uma máquina de dois cilindros, mais rápida e suave, como embaixador da Norden 901.

 

02. Aventura em sua essência

*Imagem meramente ilustrativa

Geometria

Seja qual for o seu destino ou para onde quer que a sua navegação para o norte interno o leve, o quadro de treliça de aço cromo-molibdênio foi concebido para percorrer longas distâncias, aguentar a carga e proporcionar conforto para o dia todo. Utilizando o motor como componente ativo, o quadro pode ser leve e compacto. Projetado para oferecer um feedback preciso com agilidade e fácil manejo nas curvas mais fechadas, estabilidade e conforto em longas distâncias e capacidade offroad superior nos caminhos alternativos. Embora compacto e leve o quadro é resistente, à altura de qualquer desafio que você assuma, seja para carregar bagagens, passageiros ou ambos e em qualquer ambiente, na estrada ou nas trilhas mais remotas. A geometria da Norden 901 foi desenvolvida para criar uma motocicleta de viagem de última geração para todas as viagens exploratórias. A altura do assento pode ser ajustada de acordo com cada aventureiro graças ao amortecedor de choques inclinado. A ergonomia coloca você em uma configuração voltada para a roda dianteira para aumentar a sensação de aderência em qualquer superfície.

*Imagem meramente ilustrativa

Carroceria

A Norden 901 faz você querer explorar mais, seja no deslocamento diário ou em uma viagem de um mês inteiro. A forma acompanha a função na carroceria da motocicleta ecoando o estilo e a eficácia firme das máquinas Husqvarna Motorcycles Rally. De qualquer ângulo, a Norden 901 sinaliza a capacidade interminável de explorar. Basta montar e acelerar.

O tanque de combustível com seus mais de 400 km de alcance também está preparado para levar você mais longe nas trilhas mais gratificantes. Com sua elegante ergonomia no estilo Dakar Rally, ela conta com um centro de gravidade baixo que proporciona neutralidade na condução e um assento com altura ajustável, além de manter boa distância do solo. Resistente para esportes automotivos, o tanque de combustível pode aguentar fortes impactos offroad, sem medo de ficar preso. As seções inferiores do tanque também protegem você contra lama e respingos na estrada e na trilha.

*Imagem meramente ilustrativa

Rodas offroad

Você está bem preparado para todas as circunstância com as rodas dianteiras 21 e as traseiras 18 da Norden 901, que levará você do asfalto às trilhas acidentadas. Tenha total confiança nos pneus Pirelli Scorpion Rally STR, aderentes na estrada e com capacidade de tração nas trilhas. O design raiado e sem câmara das rodas as deixa leves para facilitar a condução, flexíveis para proporcionar conforto e oferece menos risco de ocorrência de pneus furados, que o deteriam na estrada tomando um tempo precioso da sua viagem. O grande diâmetro das rodas facilita a passagem por superfícies mais acidentadas.

*Imagem meramente ilustrativa

Subquadro

Não importa se você está carregando bagagens, malas ou alforjes rígidos, um passageiro ou ambos os itens. A Norden 901 pode ser carregada da maneira que você preferir, seja a sua jornada a negócios ou por prazer. O subquadro de treliça de aço na parte traseira da motocicleta é compacto e leve, mas forte o suficiente para carregar um passageiro e a bagagem sob qualquer condição quando estiver explorando estradas pavimentadas ou de outros tipos.

*Imagem meramente ilustrativa

Luzes LED

Durante o dia. À noite. Sob névoa ou neblina. As luzes LED e as luzes de neblina iluminam o caminho à frente da Norden 901. Inspirada pelas luzes utilizadas nas máquinas de rali da Husqvarna Factory Racing, a carenagem dianteira apresenta um farol de LED integrado e luzes de neblina padrão, perfeitamente projetadas com um perfil delgado para aumentar a aerodinâmica, garantindo estabilidade em altas velocidades. A luz de condução diurna circunda o farol garantindo que a Norden 901 esteja claramente visível o tempo todo. Os indicadores de LED fornecem sinais claros a outros condutores ao pilotar por ambientes urbanos.

*Imagem meramente ilustrativa

Parabrisa

O visor mais alto é opcional e oferece maior proteção contra o vento e intempéries e reduz a turbulência ao redor das áreas da cabeça e do pescoço, especialmente para os pilotos de maior estatura. Ele facilita a vida dos músculos do pescoço e dos ombros nas viagens por longas distâncias, pois traz muito mais conforto para essas longas jornadas.

03. Equipamento confiável

*Imagem meramente ilustrativa

Suspensão

O controle e o conforto ocupam altas posições na sua lista de exigências para a Norden 901. Com 220 mm de curso os garfos dianteiros invertidos WP APEX de 43 mm garantem desempenho e conforto impecáveis em qualquer ambiente, seja na tensa condução no asfalto ou suavizando o caminho offroad. É fácil e rápido variar as características da viagem para ajustá-la às suas preferências e às condições variáveis, graças à capacidade de ajuste da compressão e do rebote do amortecimento dos garfos. Da mesma forma, o amortecedor traseiro WP APEX oferece um generoso curso de 215 mm e pode ser ajustado para amortecimento de rebote e pré-carga da mola, para adequação às estradas onde você estiver viajando e às cargas que estiver transportando. O ajuste das configurações é simples e rápido para que, quando houver alteração nas condições, você possa configurar a suspensão para adequação a elas. Com o conforto e o controle da suspensão obediente, há menos limites de distância para as suas viagens.

*Imagem meramente ilustrativa

Motor

Cada giro da manete de aceleração eletrônica gera a quantidade exata de força necessária para você alcançar novos horizontes. Os dois eixos de equilíbrio na classe de 889 cc, o comando de válvulas superior duplo, o motor arrefecido a líquido de dois cilindros paralelos aumentam o conforto e reduzem a vibração deixando sua viajem mais prazerosa. O motor tem muita força, com potência máxima de 77 kW (105 cv) a 8.000 rpm e 100 Nm de torque a 6.500 rpm. Isto combinado ao requinte e à capacidade de controle faz com que o motor consiga entregar tudo o que você exigir dele, onde quer que você queira ir. Os longos intervalos de manutenção de 15.000 km e o baixo consumo de combustível fazem do motor da Norden 901 ainda mais adequado para as tarefas que você definir para ele.

*Imagem meramente ilustrativa

Freios

Para superar-se na estrada e em superfícies não pavimentadas, a Norden 901 precisa de freios que ofereçam força e controle. Você pode confiar no sistema controlado por ABS da Bosch que oferece parada rápida e precisa, independentemente da superfície ou das condições que você encontrar. O sistema de freios J.Juan da Husqvarna traz a tecnologia derivada do MotoGP para a Norden 901. As pinças dianteiras radiais com quatro pistões atuam sobre os dois discos de freio flutuantes de Ø 320 mm para proporcionar sensação e reação excepcionais na alavanca. O freio traseiro traz um disco de Ø 260 mm e duas pinças flutuantes de dois pistões. Os pistões na pinça traseira contam com placas de isolamento para manter a estabilidade térmica, de forma que o freio não fique tensionado quando nos longos trechos de declive. Os pilotos avançados podem desativar o sistema ABS da BOSCH na roda traseira.

*Imagem meramente ilustrativa

Amortecedor de direção

Os amortecedores de direção ajudam a manter a estabilidade durante a condução em estradas com superfícies difíceis ou na presença de obstáculos repentinos, permitindo ainda fácil controle do guidão na pilotagem offroad. Além disso, o quadro prevê a colocação de um amortecedor de direção offroad ajustável e de alto desempenho.

*Imagem meramente ilustrativa

Embreagem

Você vai perceber logo os benefícios da PASC (do inglês power assist slipper clutch, ou embreagem deslizante assistida), que maximiza a aderência da roda traseira sob aceleração total e impede que sofra instabilidade e saltos na desaceleração rápida ou na frenagem forte nas curvas. Você vai perceber também a maior facilidade de operação, pois quando acelerar, o esforço exigido da mão pela embreagem na troca de marcha será menor. Menos fadiga significa prazer maior e mais duradouro nas viagens.

*Imagem meramente ilustrativa

Caixa de câmbio

A Norden 901 traz uma transmissão sequencial de 6 velocidades, com uma razão que se adequa a qualquer condição, do ritmo de passeio à grande velocidade das autoestradas. A rapidez e precisão na troca de marchas é garantida graças ao curto curso do câmbio, à leve ação da mola e, quando necessário, à assistência do quickshifter Easy Shift padrão. Os dentes da 4ª, 5ª e 6ª marchas receberam jateamento com microesferas de vidro para proporcionar confiabilidade excepcional.

04. Componentes de última geração

*Imagem meramente ilustrativa

Modos de pilotagem

Para 2023, a Norden 901 conta com modos de condução atualizados. Cada um dos modos de condução selecionáveis – Street, Rain, Off-road e o modo opcional Explorer – instantaneamente aciona a melhor combinação de sistemas de assistência ao piloto. Resposta de aceleração, nível de controle de tração e potência máxima são todos configurados de forma diferente em cada modo. O modo Street apresenta uma resposta de aceleração direta, com configurações do controle de tração que se adequam às superfícies pavimentadas enquanto o Road ABS também está acionado. Este modo é suave o suficiente para os pilotos menos experientes ou para viagens com passageiro, mas dinâmico o suficiente para entregar um torque útil ao percorrer estradas sinuosas e vales entre as montanhas. O modo Rain apresenta uma resposta de aceleração muito controlável e com potência máxima reduzida, com o controle de tração ativado com um número muito menor de rotações para aprimorar sua experiência de condução em condições desafiadoras. O modo Off-road tem uma resposta de aceleração suave e permite o giro da roda antes que o controle de tração seja ativado. Este modo é projetado para os pilotos mais experientes, porque não é sensível ao ângulo de inclinação, impedindo que a função de antiempinada seja acionada. Além disso, o modo Off-road ajusta automaticamente as configurações do ABS para se adequar ao terreno. O modo opcional Explorer concede controle total sobre todas as funções, permitindo que os pilotos criem um modo de condução personalizado baseado em suas preferências pessoais e nível de habilidade.

*Imagem meramente ilustrativa

Easy shift

Você pode se concentrar totalmente em dominar o terreno nos ambientes difíceis com a ajuda do Easy Shift, que permite aumentar ou reduzir a marcha da caixa de câmbio de seis velocidades sem nenhuma dificuldade. O sensor detecta o acionamento do câmbio de marchas e instrui a unidade de controle (ECU) a corresponder os parâmetros do motor para permitir a mudança descomplicada das marchas a qualquer RPM ou carga do motor. O sistema Easy Shift oferece menor tempo de câmbio e uma viagem mais suave, porque não há necessidade de desacelerar e acionar a embreagem para mudar a marcha. Além de melhorar a tração da roda traseira, o Easy Shift permite que você mantenha o controle segurando o guidão com firmeza.

*Imagem meramente ilustrativa

ABS offroad

A frenagem off-road exige uma técnica específica, diferente da frenagem em estrada. O modo Off-road dentro do sofisticado sistema ABS da Bosch é projetado para aprimorar as aventuras em terrenos mistos. Quando selecionado, o ABS no freio traseiro é desativado e a ativação no freio dianteiro é reduzida. Além disso, o sensor do ângulo de inclinação deixa de fazer parte dos cálculos do sistema. Esta configuração permite a frenagem livre da roda traseira, possibilitando a realização de curvas mais acentuadas, uma vez que a roda traseira pode ser travada ao entrar em curvas fechadas e também sob aceleração, ao sair das curvas. Com um ABS menos invasivo no freio dianteiro, os pilotos podem sentir o terreno e frear mais tarde ou com mais força para curtir verdadeiramente a condução off-road. Projetado para impulsionar a confiança em todas as situações de condução, o modo Off-road amplia e aperfeiçoa as capacidades do sistema ABS da Bosch para se adequar às condições de qualquer aventura.

*Imagem meramente ilustrativa

Controle de velocidade de cruzeiro

Quando estiver em trechos longos e desobstruídos de estrada, ative o controle de velocidade de cruzeiro no botão montado no guidão e concentre-se por um momento na paisagem à sua frente. Este é o motivo que o leva a viajar, para viver esses momentos prazerosos em que você se sente parte do ambiente que o rodeia. A velocidade de cruzeiro é um recurso útil também quando você não quer correr o risco de ultrapassar os limites de velocidade. Também para facilitar a sua pilotagem, a Norden 901 traz um assento com altura ajustável, constituído por duas partes, com aderência e conforto excepcionais em todas as condições e um guidão cônico em alumínio, com seis posições de montagem, proporcionando uma faixa de ajuste de 30 mm (da parte frontal para a traseira) para personalização da ergonomia.

*Imagem meramente ilustrativa

MTC (Controle de tração padrão da motocicleta)

A assistência ao motociclista ajuda em vez de restringir, garantindo que você sempre tenha o controle total. O MTC (do inglês Motorcycle Traction Control, ou controle de tração da motocicleta) é suscetível ao ângulo e permite a intervenção perfeita. Quando o sistema detecta que a roda traseira está girando na velocidade errada para a situação de direção, a entrada do acelerador é reduzida até que seja alcançado o nível correto de derrapagem da roda traseira para o modo de pilotagem selecionado e o atual ângulo de inclinação. No modo “Explorer” você controla o nível de intervenção do MTC com 9 níveis de ajuste de derrapagem. Quando é detectado um levantamento da roda dianteira, o sistema reduz a aceleração em pequenos incrementos para atingir uma aceleração mais constante. Com o aumento da sua experiência e da sua aspiração você pode, se desejar, desativar o controle de tração para permitir a derrapagem da roda traseira e empinar a roda dianteira quando quiser.

*Imagem meramente ilustrativa

Ride by wire

O controle de aceleração eletrônico significa a entrega perfeita de potência e garante a resposta imediata do motor quando necessário. Independentemente do clima ou da temperatura, ele atua em conjunto com os sensores na motocicleta para informar ao sistema de gerenciamento do motor exatamente o que é necessário. Significa também que não há cabo do acelerador para manutenção e ajuste.

05. Prepare sua aventura

*Imagem meramente ilustrativa

Conectividade

Fique conectado com a Unidade de conectividade opcional e o aplicativo Ride Husqvarna Motorcycles para Android e iOS. O aplicativo Ride Husqvarna Motorcycles controla o recebimento de ligações e playlists de músicas enquanto você está pilotando, através do interruptor de modo instalado no guidão, com todas as informações essenciais apresentadas claramente na tela TFT de 5”. Dentro do aplicativo, os mapas podem ser baixados antes da viagem para que os dados móveis possam ser economizados, além de oferecer a funcionalidade para criar e armazenar rotas personalizadas, incluindo a opção de adicionar até 128 pontos de passagem para que você possa planejar e se preparar para aventuras verdadeiramente únicas. Via Bluetooth, o aplicativo exibe orientação visual e navegação Turn-by-Turn+ na tela TFT, garantindo segurança e precisão durante a viagem.

*Imagem meramente ilustrativa

Acessórios

Os pilotos da Norden 901 podem se vestir para qualquer aventura com a Coleção de Vestuário Funcional da Husqvarna Motorcycles. O MX-9 ADV MIPS® Helmet é um capacete de aventura de alta qualidade, com ventilação eficaz e lente antiembaçante. Criado para a Husqvarna Motorcycles pela Bell, o MX-9 ADV conta com o Multi-Directional Impact Protection System (MIPS®). A Scalar WP Jacket e as Scalar WP Pants são produzidas para a Husqvarna Motorcycles pela REV’IT! e são feitas para atender a qualquer aventura com Cordura® resistente a abrasão e a ruptura; membranas Hydratex® 3L removíveis, respiráveis, à prova d’água e resistentes ao vento; e revestimento térmico removível. Ambos contam com protetores CE SEEFLEX™. Combine-os com as Scalar Gloves, construídas com tecido de poliamida premium 500D, com malha elástica nas costas das mãos e couro nas palmas e dedos, e com proteção antideslizante em TPR e as pontas dos dedos compatíveis com telas de toque. Testados e comprovados nos ambientes mais exigentes, nossos equipamentos Scalar atendem às expectativas de todos os pilotos aventureiros. Estão disponíveis também as premium Crossfire 3 SRS Boots, produzidas exclusivamente para a Husqvarna Motorcycles pela SIDI, que contam com o sistema flex patenteado, caneleiras substituíveis, calcanheira robusta, com absorção de impacto e modelagem anatômica, e um sistema de micro fivelas ajustável e substituível.

*Imagem meramente ilustrativa

Acessórios técnicos

A Norden 901 pode ser adaptada e ainda mais refinada com a extensiva gama de acessórios técnicos da Husqvarna Motorcycles. Permitindo ampliar funcionalidades, estilo, performance e conforto, a verdadeira personalização pode ser facilmente alcançada, melhorando ainda mais sua próxima aventura. Incluídos na linha de acessórios técnicos estão sistemas de bagagem, assentos aquecidos, manoplas do guidão, um silenciador de titânio da linha “Slip-on” da Akrapovič, um kit de rebaixamento da suspensão e muitos outros itens de qualidade para compor a Norden 901 dos seus sonhos. O aplicativo Ride Husqvarna Motorcycles utiliza a Unidade de conectividade opcional para conectar seu smartphone à sua motocicleta via Bluetooth para receber ligações, ouvir música, além de permitir que você chegue ao seu próximo destino usando navegação Turn-by-Turn+ ou GPX. Explore a linha de acessórios técnicos e crie hoje sua própria Norden 901 usando nosso configurador online.

*Imagem meramente ilustrativa

Detalhes técnicos

MOTOR

  • TRANSMISSÃO: 6 velocidades
  • ARREFECIMENTO: Resfriamento líquido com trocador de calor água/óleo
  • POTÊNCIA EM KW: 77 kW
  • MOTOR DE PARTIDA: Elétrica
  • ELEVAÇÃO: 68,8 mm
  • ORIFÍCIO: 90,7 mm
  • EMBREAGEM: Embreagem antisalto PASC™, operada mecanicamente
  • EMISSÕES DE CO2: 105 g/km
  • CILINDRADA: 889 cm³
  • EMS: Bosch EMS com RBW
  • TIPO: Motor TFSI de 2 litros a 4 tempos
  • CONSUMO DE COMBUSTÍVEL: 4,5 l/100 km
  • LUBRIFICAÇÃO: Lubrificação forçada com 2 bombas de óleo

CHASSI

  • PESO (SEM COMBUSTÍVEL): 204kg
  • CAPACIDADE DO TANQUE (APROX.): 19 litros
  • ABS: Bosch 9.1 MP (incluindo ABS para curvas e modo “Offroad”, desligável)
  • DIÂMETRO DO DISCO DE FREIO DIANTEIRO: 320 mm
  • DIÂMETRO DO DISCO DE FREIO TRASEIRO: 260 mm
  • FREIO DIANTEIRO: 2 pinças de 4 pistões montadas radialmente
  • FREIO TRASEIRO: pinça flutuante de 2 pistões
  • CORRENTE: Anel X 520
  • TIPO DE ESTRUTURA: Quadro de cromo, molibdênio e aço com revestimento em pó usando o motor como elemento de destaque
  • SUSPENSÃO DIANTEIRA: WP APEX 43
  • DISTÂNCIA AO SOLO: 252 mm
  • SUSPENSÃO TRASEIRA: WP APEX – Monochoque
  • ALTURA DO ASSENTO: 854 mm
  • ÂNGULO DA CAIXA DE DIREÇÃO: 64,2°
  • CURSO DE SUSPENSÃO DIANTEIRA: 220 mm
  • CURSO DE SUSPENSÃO TRASEIRA: 215 mm
plugins premium WordPress