FE 450 | 2024

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FE 450

Recebendo muitas atualizações técnicas na versão 2024 para manter seu alto desempenho, a FE 450 permanece no pináculo da linha de enduro da Husqvarna Motorcycles. Seu novo motor produz um espectro mais amplo de potência controlável e, ao posicionar os arranjos do eixo do motor no centro de gravidade ideal, a manobrabilidade foi amplamente aprimorada. O novo chassis, desenvolvido e fabricado usando técnicas de engenharia avançada, auxilia nessa sensação de agilidade. Juntamente com a nova suspensão WP, o conforto aprimorado nos terrenos mais difíceis é garantido. Completa com os avanços tecnológicos mais recentes e componentes de alta qualidade, a FE 450 foi finalizada com uma nova estrutura funcional adornada com gráficos em branco, amarelo e azul inspirados na herança sueca da marca.

01. Desempenho progressivo

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Motor

O motor da FE 450 se beneficia de técnicas de engenharia avançada para fornecer máxima performance. Para 2024, o motor está inclinado dois graus para trás, promovendo um comportamento de resistência à compressão do chassis significativamente melhor, o que auxilia ainda mais na centralização da massa para uma maneabilidade aprimorada de modo geral. A manutenção do motor da FE 450 foi um foco principal durante o processo de design, que agora está muito mais fácil em comparação com os modelos anteriores graças à adição de marcadores de serviço nos cárteres. Mais leve e pesando apenas 29kg, o motor de 4 cursos e 450 cc também é mais potente com uma maior potência máxima.

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Cabeçote do Cilindro

O cabeçote SOHC reprojetado é incrivelmente compacto com o comando de válvulas posicionado o mais próximo possível do centro de gravidade. Um novo temporizador de corrente com perfuração fina mais durável e balancim revestido de carbono diamantado (DLC) oferecem ótima eficiência e maior confiabilidade, ao mesmo tempo que um único jato de pulverização de óleo garante um arrefecimento eficiente. Os sincronismos da válvula revisados garantem maior torque e resposta de aceleração.

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Cilindro e Pistão

O cilindro de alumínio leve é uma obra-prima da engenharia com um diâmetro de 95mm e um curso de 63,40mm. Dentro, o pistão do tipo caixa em ponte forjado da CP apresenta ranhuras anulares anodizadas para garantir maior durabilidade e intervalos de serviço estendidos. A taxa de compressão permanece inalterada em 12,75:1.

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Cárteres

Projetados para serem leves sem sacrificar a resistência ou a confiabilidade, os novos cárteres são feitos usando um processo de produção de fundição de alta pressão para criar um design de paredes finas. Para centralizar a massa do motor, a disposição do eixo foi posicionada com precisão para aproveitar as massas giratórias no centro de gravidade ideal.

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Corpo do Acelerador

A FE 450 possui um corpo do acelerador Keihin de 42 mm otimizado para resposta de aceleração. O injetor foi posicionado para garantir o fluxo mais eficiente para a câmara de combustão com o cabo do acelerador montado diretamente sem uma ligação para uma melhor resposta.

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Escapamento

O sistema de escapamento foi projetado especialmente para oferecer performance líder na categoria e o menor peso possível com o coletor do escapamento fabricado em duas peças. Esse design permite que o coletor do escapamento seja removido sem precisar remover o amortecedor de choques. Outra inovação permite um silenciador curto e compacto, sem aumentar os níveis de som. O silenciador é fabricado em alumínio leve e possui um acabamento elegante em um revestimento preto que destaca a sua qualidade premium.

02. Chassi de última geração

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Quadro

O comprovado quadro de aço cromo-molibdênio foi refinado para o ano-modelo 2024. Uma nova montagem do amortecedor, que não está mais conectado ao tubo principal, melhora significativamente o comportamento de resistência à compressão do chassis. Com espessura de parede otimizada nas áreas de maior estresse para melhorar a confiabilidade, o quadro continua proporcionando geometrias avançadas e características de flexibilidade, visando proporcionar incomparável feedback para o motociclista, absorção de energia e estabilidade em linha reta. O quadro fica completo com um revestimento em pó azul metálico premium com protetores de quadro padrão redesenhados para oferecer maior aderência em todas as condições. Além disso, a proteção do motor robusta e reprojetada oferece proteção excepcional para o motor e o quadro.

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Subquadro Híbrido

Com uma composição de 60% poliamida e 40% alumínio, o novo subquadro oferece resistência e durabilidade excepcionais com um peso total baixo de apenas 1,8kg. Os suportes do quadro e as longarinas do subquadro inferior são produzidos em alumínio fundido para uma confiabilidade significativamente aprimorada, com a seção superior feita de poliamida moldada por injeção permitindo características flexíveis específicas.

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Balança Traseira

A nova balança traseira oca de alumínio fundido é fabricada a partir de uma única peça de alumínio, usando um processo de fundição aprimorado para obter a rigidez ideal e 190g de redução de peso. Para otimizar e corresponder às características de flexibilidade do novo quadro, um novo eixo traseiro de 22 mm é instalado. Além disso, o protetor de corrente e o cursor da corrente foram completamente redesenhados para melhorar a durabilidade, com o protetor de corrente de perfil mais arredondado para evitar agarrar em objetos externos.

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Estrutura

Adornada com gráficos simples de inspiração sueca, a estrutura foi refinada com ergonomia permitindo que os pilotos tenham o melhor desempenho por longos períodos. Adaptados após incontáveis horas de testes, os pontos e superfícies de contato no triângulo do piloto foram reposicionados para o ano-modelo 2024, de modo a melhorar o conforto na motocicleta. Um assento mais plano oferece movimentação irrestrita com uma cobertura nova de alta aderência garantindo que os pilotos permaneçam firmes no lugar em caso de forte aceleração. Acima das tampas laterais, as alças embutidas permitem que a máquina seja elevada e movimentada, beneficiando particularmente os pilotos que competem em eventos de enduro extremos.

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Tanque

Um tanque novo e transparente de 8 litros foi impecavelmente equipado à estrutura ergonômica. A bomba de combustível é nova e conta com um filtro integrado para um melhor abastecimento, com a linha de combustível posicionada de maneira menos exposta e suscetível a quaisquer possíveis danos.

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Radiadores

Fabricados a partir de alumínio de alta resistência, os radiadores são projetados usando a tecnologia de dinâmica de fluidos computacional (CFD) para canalizar o ar da forma mais eficiente. Um grande tubo central canaliza o líquido de arrefecimento pelo quadro para reduzir a pressão neste ponto do sistema, promovendo um fluxo mais consistente enquanto um novo termostato interno aumenta ainda mais a confiabilidade. O novo design da tampa do radiador com um fechamento do tipo baioneta garante um ajuste seguro. Para arrefecimento contínuo em condições extremas, um ventilador do radiador está equipado por padrão.

03. Vantagem inovadora

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Garfos Frontais WP XPLOR

Cada uma das máquinas de enduro da Husqvarna Motorcycles agora vem equipada com garfos de mola WP XACT de cartucho fechado. Projetado e desenvolvido para o rigor do enduro, o garfo oferece um desempenho consistente graças ao design de mola de cartucho fechado, que otimiza o fluxo de óleo e evita sua degradação. A adição de um novo batente hidráulico, eficiente nos últimos 68mm de curso, é altamente eficaz em aterrissagens difíceis para manter o máximo impulso de avanço. Além disso, os pilotos podem alterar as configurações de compressão e retorno de maneira rápida e fácil sem ferramentas usando os ajustadores localizados na parte superior e inferior de cada braço triangular.

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Amortecedor traseiro WP XACT

O novíssimo amortecedor de choques WP XACT é 100g mais leve e 15mm mais curto do que seu antecessor, porém, o curso permanece inalterado em 300mm. Com retorno e compressão em alta e baixa velocidade ajustáveis manualmente, é possível alterar a configuração de maneira rápida e fácil sem ferramentas. Completa com um pistão de amortecedor CFD otimizado, vedações SKF de baixa fricção e um sistema articulado revisado, o amortecimento consistente, conforto e tração são garantidos.

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Freios hidráulicos

O mais alto nível de desempenho é garantido com os sistemas de freios mais recentes BRAKTEC que foram projetados especificamente para enduro. Novas pinças, novas pastilhas de freio, novas alavancas e novas mangueiras de freio, juntamente com os discos ondulados GSK (disco frontal de 260mm e traseiro de 220mm) resultam em uma sensação mais progressiva garantindo um controle total em todas as condições.

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Embreagem hidráulica

O sistema de embreagem BRAKTEC de alta qualidade garante um desgaste uniforme, confiabilidade e operação quase sem manutenção. Além disso, o design da alavanca foi atualizado oferecendo uma sensação de conforto em qualquer condição. A folga é constantemente compensada para que o ponto de pressão e a função da embreagem permaneçam idênticos em condições frias ou quentes, bem como ao longo do tempo.

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Rodas e Pneus

Aros de liga leve de alta resistência da D.I.D pretos estão acoplados a cubos usinados por CNC utilizando raios leves e niples de alumínio anodizado prata. Montados às rodas estão pneus Michelin Enduro que oferecem aderência superior em uma ampla variedade de terrenos.

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Guidão

Com uma nova curvatura da barra para maior conforto, os guidões ProTaper continuam oferecendo função e estilo líderes na categoria. Fabricado para atender a normas exigentes, o guidão sem proteção reduz a fadiga do piloto e vem completo com logotipos resistentes a arranhões e descamação para manter seu visual premium.

04. Tecnologia avançada

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Farol de LED

 O novo farol de LED oferece iluminação aproximadamente 300% mais brilhante para uma maior visibilidade à noite, sendo particularmente eficiente ao pilotar em florestas densas. Um novo design de montagem apresenta a unidade de luzes de LED instalada na máscara do farol com um sistema de liberação rápida, permitindo a substituição de maneira rápida e fácil em caso de danos.

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Botão Seletor de Mapeamentos

Projetado para operação fácil, o Botão seletor de mapeamentos permite que os pilotos escolham facilmente entre dois mapas de injeção eletrônica de combustível, ativem o Controle de tração e acionem o Quickshifter. O Controle de tração pode ser ativado ou desativado por meio do Botão seletor de mapeamentos e funciona analisando o uso do punho do acelerador pelo piloto e a taxa de aumento das RPM no motor. Se as RPM aumentarem rápido demais, o EMS registrará uma perda de aderência e reduzirá a quantidade de potência da roda traseira, assegurando a máxima tração. O Quickshifter também pode ser acionado usando o mesmo Botão seletor de mapeamentos e oferece trocas de marcha perfeitas sob cargas pesadas.

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Quickshifter

O novo Quickshifter pode ser ativado ou desativado por meio do Botão seletor de mapeamentos. Ao interromper a ignição por uma fração de segundo, isso permite aumentar a marcha enquanto o punho do acelerador está totalmente acionado sem usar a embreagem. Para evitar mudanças de marcha não intencionais, a função fica ativa apenas a partir da segunda marcha.

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Pedaleira

Ao utilizar dinâmica de fluidos computacional de última geração, as novas pedaleiras são ligeiramente maiores para aumentar o controle. Além disso, a posição de montagem para as pedaleiras no novo quadro as coloca para dentro, tornando-as menos suscetíveis a raspar no chão em curvas fechadas.

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Motor de Partida

O motor de partida comprovado usa uma bateria de íons de lítio compacta e leve que é 1kg mais leve do que uma bateria convencional. Com vários anos de experiência no desenvolvimento e aperfeiçoamento de motores de partida, a confiabilidade do motor de partida é inigualável e garante um arranque rápido e fácil em qualquer situação. Além disso, o chicote de fiação e os componentes elétricos estão localizados de maneira segura embaixo do assento para uma fácil acessibilidade.

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Detalhes técnicos

MOTOR

  • TRANSMISSÃO: 6 velocidades
  • CAPACIDADE DA BATERIA: 2 Ah
  • ARREFECIMENTO: Sistema de resfriamento por líquido
  • MOTOR DE PARTIDA: Motor de partida elétrico
  • ELEVAÇÃO: 63.4 mm
  • ORIFÍCIO: 95 mm
  • EMBREAGEM: DDS wet multi-disc clutch, Braktec hydraulics
  • CILINDRADA: 449.9 cm³
  • EMS: EMS Keihin
  • TIPO: 1 cilindro, motor 4 tempos

CHASSI

  • PESO (SEM COMBUSTÍVEL): 109.8 kg
  • CAPACIDADE DO TANQUE (APROX.): 8 l
  • DIÂMETRO DO DISCO DE FREIO DIANTEIRO: 260 mm
  • DIÂMETRO DO DISCO DE FREIO TRASEIRO: 220 mm
  • FREIO DIANTEIRO: Freios de disco
  • FREIO TRASEIRO: Freios de disco
  • CORRENTE: Anel X 520
  • TIPO DE ESTRUTURA: Central tipo suporte duplo, em aço 25CrMo4
  • SUSPENSÃO DIANTEIRA: WP XACT-USD, Ø 48 mm
  • DISTÂNCIA DO SOLO: 343 mm
  • SUSPENSÃO TRASEIRA: Monoamortecedor com sistema de integração WP XACT
  • ALTURA DO ASSENTO: 952 mm
  • ÂNGULO DA CAIXA DE DIREÇÃO: 63.9 °
  • CURSO DE SUSPENSÃO DIANTEIRA: 300 mm
  • CURSO DE SUSPENSÃO TRASEIRA: 300 mm
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