Como pioneira no desenvolvimento de motocicletas desde 1903, a Husqvarna Motorcycles tornou-se uma das marcas de motocicletas mais reverenciadas da Europa nos tempos modernos.
No entanto, a história agitada da empresa também foi marcada por muitos sucessos e contratempos ao longo do caminho. Um desses eventos decisivos foi a separação da Husaberg em 1988. Mas o que pertence a ela se juntou novamente em março de 2013, quando a Husqvarna Motorcycles e a Husaberg se reuniram sob a bandeira do KTM Group – agora conhecida como Pierer Mobility.
Hoje, a Husqvarna Motorcycles é uma marca que se inspira na era de ouro da cultura motociclística, conhecida por muitas conquistas inovadoras e etapas revolucionárias únicas que mudaram o motociclismo para sempre. Nosso objetivo é pegar de onde pararam aqueles dias de lenda. Pretendemos defender as virtudes do passado, porque o futuro desta marca está em sua história – uma história de descoberta de novas fronteiras no esporte do motociclismo.
A Husqvarna Motorcycles é uma das mais antigas fabricantes de motocicletas do mundo. A combinação de tradição e mais de um século de história da empresa é adicionada à tecnologia de ponta e à dedicação aos detalhes, criando conjuntamente uma experiência de marca muito especial. A Husqvarna Motorcycles tem uma fascinante história da marca – definida por uma visão pioneira única, combinada com estilo e detalhes técnicos.
Hoje, a Husqvarna Motorcycles está na posição privilegiada de ter acesso a um dos centros de fabricação mais avançados tecnologicamente na indústria de motocicletas, em Mattighofen, na Áustria.
Husqvarna, originalmente uma empresa metalúrgica, foi fundada em 1689 na cidade sueca de “Huskvarna”, para produzir mosquetes para o exército sueco. A produção de motocicletas começou em 1903, tornando a Husqvarna Motorcycles um dos mais antigos fabricantes de motocicletas do mundo, com produção ininterrupta.
Já nos anos 20 e 30, a Husqvarna Motorcycles construiu motocicletas de rua e participou de eventos de corrida de prestígio, como o Troféu Turístico da Ilha de Man, onde um compromisso com a competição internacional tornou a Husqvarna famosa em toda a Europa.
A linha Husqvarna Motorcycles pós-Segunda Guerra Mundial limitou-se aos modelos leves de dois tempos que, em forma modificada, também foram usados nos incipientes esportes off-road que se tornaram populares em meados da década de 1950.
Nos anos seguintes, foram desenvolvidas numerosas máquinas de competição com motores de 2 e 4 tempos; e entre 1960 e 63, os cinco primeiros títulos do Campeonato Mundial da FIM foram conquistados nas classes de 250 cc e 500 cc. A Husqvarna não apenas foi pioneira no esporte do motocross, mas também liderou o caminho para levar o esporte para os EUA. Entre os motociclistas de alto perfil da Husqvarna Motorcycles na era de sucesso das décadas de 1960 e 1970, estavam Torsten Hallman, Malcolm Smith e o ator de cinema de Hollywood Steve McQueen.
O modelo 500 de quatro tempos de 1983 da Husqvarna marcou mais um marco. O fora-de-estrada excepcionalmente leve e de fácil manuseio tinha características revolucionárias para a época e foi o precursor de uma nova geração de motocicletas off-road de 4 tempos de competição. Em 1977, todo o negócio da Husqvarna ingressou no Grupo Electrolux da Suécia. Em 1987, a divisão Husqvarna Motorcycles foi vendida para o Grupo Cagiva MV Agusta, com a sede da empresa e a produção sendo transferidas para Varese, Itália. Em 2007, foi adquirida brevemente pelo BMW Group antes da Husqvarna Motorcycles ingressar na família KTM em 2013.
A Husqvarna Motorcycles continua essa trajetória com uma impressionante variedade de modelos e liderança técnica. Mais de uma dúzia de motocicletas de alta tecnologia e líderes de classe não estão apenas enfrentando de frente os segmentos de produção de enduro, motocross, supermoto e esportes esportivos, mas também repensando os segmentos de rua e viagens. A crescente oferta de produção é apoiada pela concorrência de alto nível nas principais séries globais de motocross, supercross, enduro, supermoto e rally.
Sob o comando do rei sueco, uma fábrica de armas foi fundada na cidade de Huskvarna.
A primeira motocicleta da Husqvarna foi produzida em 1903 – uma “bicicleta motorizada”. Como o segundo fabricante de motocicletas mais antigo do mundo, com produção ininterrupta, a Husqvarna aprendeu felizmente uma coisa ou duas ao longo de mais de um século de desenvolvimento.
O icônico Silverpilen de 1955. Significando “flecha de prata” no sueco nativo de Husqvarna, era um modelo pioneiro da Husqvarna, desenvolvido especificamente para uso off-road.
As gloriosas décadas de 1960 e 1970! A era dourada alvoreceu para Husqvarna, assim como o motociclismo offroad estava crescendo em crescimento e popularidade. Ao conquistar 14 títulos mundiais de motocross, 24 campeonatos europeus de enduro e 11 vitórias na Baja, a Husqvarna rapidamente se tornou a melhor marca de corrida de motos off-road da época.
Quando a Husqvarna Motorcycles foi comprada pela Cagiva MV Agusta em 1987, havia planos de se mudar para a Itália em 1988. A equipe principal de desenvolvimento da Husqvarna optou por permanecer na Suécia, rompendo e lançando o “Husaberg” em 1988.
Em 2013, o KTM GROUP (proprietário da Husaberg) comprou a Husqvarna Motorcycles, marcando a reunião de duas metades da marca Husqvarna original dos anos 60 e 70! A marca Husqvarna Motorcycles retornou às suas origens gloriosas com tecnologia de ponta e o icônico esquema de cores azul, amarelo e branco sueco.
A Husqvarna Motorcycles mostrou que estava pronta para entrar novamente no segmento de ruas, apresentando o Husqvarna 701 Supermoto ao lado de dois protótipos impressionantes – o Vitpilen e o Svartpilen – na exposição de motocicletas da EICMA em Milão.
When the 701 Supermoto production model arrived at dealers, the brand once more took a pioneering step forward as it formally re-entered the street segment. As the pure essence of Supermoto, the motorcycle combined understated design with premium-quality performance, to continue Husqvarna’s long and successful Supermoto heritage.
A Husqvarna Motorcycles empolgou o mundo do motociclismo com o Vitpilen 401 Aero Concept, mostrando uma dimensão totalmente nova em sua filosofia de design.
Os modelos de produção Vitpilen 401 e Svartpilen 401 são lançados oficialmente, adicionando uma linha premium de ruas ao portfólio existente de offroad e motocross.
Com a mobilidade elétrica se tornando uma realidade sempre presente, a Husqvarna Motorcycles mostrou sua entrada no mercado com o mini crosser EE 5 e a linha de bicicletas elétricas na exposição de motocicletas EICMA.
A Husqvarna Motorcycles apresenta o Norden 901 Concept na exposição de motocicletas EICMA de 2019, prometendo uma entrada no segmento de viagens, além de anunciar um retorno às corridas de Moto3.
A Husqvarna Motorcycles está disponível na Índia, Sudeste Asiático e América Latina, sendo lançada nesses mercados com uma coleção de motocicletas de rua de 200 cc e 250 cc, em uma tentativa de aumentar as vendas e aumentar ainda mais a marca.
*Imagens meramente ilustrativas
Os detalhes selecionados de modelos de produção dos veículos ilustrados podem variar e algumas ilustrações apresentam equipamento opcional a custos adicionais. Todas as informações sobre o escopo de fornecimento, a aparência, os serviços, as dimensões e os pesos não são vinculativas e incluem a indicação de que podem conter erros de impressão, configuração e digitação; estas informações estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Av. Indianópolis, 564 – Indianópolis, São Paulo
© POWER HUSKY | Husqvarna Motorcycles – Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por Agência Polaire